No vag?o de Social Media do Metr

O seu podcast sobre Marketing Digital

No vag?o de Social Media do Metr

19/11/2013 No galho dos Z?stagi?rios Z?Ditorial 1

.. ou o dia que levei o Z? para andar de Metr? em S?o Paulo!

MetroSP3

Locomover-se em S?o Paulo – a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisf?rio sul do planeta – est? longe de ser uma simples tarefa cotidiana para os seus mais de 11 Milh?es de habitantes.?Das op??es existentes, o Metr? ? de longe o meio mais r?pido e barato para aqueles que querem locomover-se por S?o Paulo.

E foi exatamente isso que aprendi quando comecei a frequentar a cidade mais intensamente. Segui os perfis do Metr?SP no Facebook e Twitter, acompanhando frequentemente suas postagens para saber como estava o fluxo dos carros (como s?o chamados os vag?es de cada trem do Metr?) e sendo surpreendida com postagens que iam muito al?m da simples presta??o de servi?o, como a linda homenagem ao aniversario de 459 anos da cidade, que contou com mais de 25.000 compartilhamentos e ganhou um Tumblr?que apresentava diversos complementos poss?veis para a afirma??o postada.

MetroSP4

E eis que um dia, voltando para casa, percebo que o carro que estou n?o est? com nenhum mapa com a malha metrovi?ria da cidade (esse ? aquele mapa com todas as esta??es e super importante para voc? poder se localizar, olha s? como ele ? aqui), mais do que prontamente?twitto essa informa??o e para a minha surpresa recebo rapidamente uma resposta falando que informa??o foi averiguada e que o carro foi recolhido para corre??o.

MetroSP

Em um mundo que sugest?es e reclama??es parecem ser jogadas no lixo por grande parte das empresas privadas, receber um feedback, um feedback r?pido, de uma empresa de capital misto e com forte presen?a governamental como o Metr?SP me impactou positivamente!

Fiquei curiosa para saber como funcionava a sua gest?o de Social Media, como era o estrutura, quantas pessoas faziam esse trabalho.. E essa curiosidade me seguiu por algum tempo, at? o momento que confessei em um InBox na pagina do MetroSP “Sou paulistana apaixonada por SP e utilizo com frequ?ncia o MetroSP.. ?e?gostaria muito de fazer uma postagem sobre o trabalho realizado para o SocialMediaCast“. N?o sabia quando e se iria?receber uma resposta, quando mais uma vez sou surpreendida com o aceite do convite! 🙂

Ansiosa e feliz, fui muito bem recebida pelo Reginaldo Nogueira Seixas e Camila Bomfim de Sousa, respectivamente Assessor de Imprensa e Social Media, no pr?dio administrativo do sempre charmoso Centro de SP.

Em uma conversa de pouco mais de uma hora eles me contaram que a necessidade de participar do dialogo j? existente nas redes sociais surgiu em meados de 2010, em uma a??o conjunta do Departamento de Comunica??o e Secretaria de Transporte da Cidade. Depois de muito estudo e um planejamento estruturado, o trabalho teve inicio em 2011. No incio era apenas o Facebook e o Twitter, com o tempo vieram estrategias mobile como o envio de denuncias anonimas por SMS e outras redes como o YouTube?e Flickr.
Atualmente a equipe conta com dois profissionais full time e com licen?as free para programas de monitoramento. Nenhum centavo foi gasto em FaceAds e mesmo assim a pagina do Facebook conta com pouco menos de 45.000 (at? o fechamento dessa mat?ria).

MetroSP2
A grande sacada aconteceu antes do lan?amento de qualquer canal oficial nas redes, e ela consiste em entender a necessidade de ter uma postura ativa e atuante; participando das conversas, gerando conte?do, prestar um servi?o de informa??o ao usu?rio (tanto com o “minuto a minuto” da opera??o, quanto com a divulga??o de campanhas e a??es de conscientiza??o).
Com um alto padr?o de qualidade, a equipe de Social Media n?o se permite cometer erros prim?rios por agir com ansiedade e falta de planejamento; assim para a cria??o de um novo perfil em uma outra rede social muitas horas s?o investidas em reuni?es e pesquisas para que o conte?do tenha uma unidade e mantenha a mesma qualidade e identidade.

 

Se em tantos momentos debatemos as empresas que n?o possuem uma comunica??o integrada On/Off, a??es de Social Media que pecam pela falta de planejamento, empresas que nem se importam com suas men??es (positivas, neutras ou negativas) e te deixam falando com as paredes, comunica??o rasa de memes e mimimis.. Convido voc?, caro leitor do SocialMediaCast a acompanhar as redes do MetroSP e prestigiar o excelente trabalho realizado pela equipe!

E antes que eu me esque?a: Sim, eu amo S?o Paulo acho que j? deu pra perceber e vejo o MetroSP como um belo cart?o postal da cidade! Parab?ns ? TODOS dessa brilhante equipe 🙂

UpDate: Aproveito e deixo aqui os links dos canais oficiais do MetroSP nas redes, bem como o de novidades e projetos interessantes!
-?Facebook.
-?Twitter.
-?YouTube.
-?Flickr.
-?Aplicativo Android e iOS do Metr?SP.
Direto do Metr? no seu navegador.
Livro Digital com acervo art?stico do Metr?SP.
Biblioteca do Metr?SP.
Metr?, a melhor op??o para conhecer SP.
Projeto Encontros.

Fonte: IBGE
Imagem: Arquivo

 

Um comentário

  1. Rafael Leick disse:

    Eu sempre achei o m?ximo essa prontid?o de respostas do pessoal do Metr? e sempre mantive essa curiosidade que vo? sanou antes de mim e por mim, Andrea.
    S? fiquei curioso em saber mais de como foi e ? esse processo de estrutura??o pras redes.
    ? um case complexo (e de sucesso) se tratando de um servi?o p?blico de uma cidade t?o grande.
    De qualquer forma, obrigado por compartilhar!
    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *