A internet n?o mata, muda comportamento

O seu podcast sobre Marketing Digital

A internet n?o mata, muda comportamento

29/08/2013 Z?Ditorial 0

ze

Ol? Macacada, inaugurando a coluna dos Z?s, eis que chega minha vez.

Resolvi trazer para voc?s um texto que comenta sobre a evolu??o do games. Isso mesmo, games.

Pesquisando no Google, achei um infogr?fico muito bacana, mas meio desatualizado, ? de 2010 (mas vc pode conferir AQUI, pois foi dele que “roubei” a imagem ent?o ? melhor citar a fonte). Refinando ainda mais a busca por n?meros que mostrassem o crescimento do setor, encontrei um artigo na Folha muito interessante que faz uma compara??o entre Games e Cinema. No artigo, ele compara o faturamento da ind?stria cinematogr?fica com a ind?stria dos games, e comprova por A mais B que o segmento deixou de ser uma tend?ncia e virou uma realidade. Fl?vio Freddi, gerente de marketing da Intel, diz?(neste mesmo artigo)?que “H? v?rias gera??es que cresceram jogando v?deo-game, isso muda tudo no mercado”. Concordo com ele, o v?deo-game ? relativamente novo, talvez por isso essa demora em sua ascens?o.

Por?m o mais importante neste artigo, n?o s?o os dados, a escrita ou o depoimento de Freddi e sim a data. Exatamente, essa not?cia foi publicada no dia 31 de dezembro de 2003. Isso mesmo, 2003 h? (quase) exatos 10 anos atr?s. Se nessa ?poca o perfil do consumidor, e consequentemente o mercado, j? mudava, imagina agora. Somos uma nova esp?cie de consumidores, que n?o gosta mais de receber as coisas passivamente. Se at? #oGiganteAcordou, imagina o consumidor. Essa defasagem do game para o cinema n?o ocorre sem motivo, ocorre por essa mudan?a. M?dias tradicionais sofrem com a velocidade que as coisas progridem, penam para acompanhar quando tentam. Isso mesmo, “quando tentam”. Afinal nem todas tentaram se adaptar.

A ind?stria da m?sica ? uma que cansou de apanhar para internet. Agora parece que fez as pazes, mas num passado recente apanhou feito o meu S?o Paulo de atualmente (que fase!). O cinema segue o mesmo caminho e a m?dia impressa ent?o nem se fala. Essa, tadinha, t? l? atr?s tentando anotar a placa do caminh?o de bytes que passou. E o game? Vai bem obrigado! Bate recodes de venda, o lan?amentos de novos consoles s?o transmitidos (on-line) e vistos como final de copa do mundo (principalmente pelos nerds). Fica claro que a jun??o game + internet ? uma parceria de sucesso ? foi enxergando na internet uma oportunidade que essa ind?stria prosperou. Exatamente fazendo o caminho contr?rio dos exemplos citados anteriormente.

Novos mercados se abrem, novos consumidores surgem, a vida social passa a ser virtual e com redes de relacionamento. Pera, passa n?o, j? ?! ? a cl?ssica hist?ria (que contam na faculdade) sobre enxergar oportunidades.

Conta-se que em uma empresa de sapatos trabalhavam dois vendedores, um mais antigo e outro mais novo. Ambos foram enviados a um novo mercado para fazerem uma an?lise. As conclus?es foram:

Vendedor antigo = “Nem adianta tentar se estabelecer nesse mercado. Aqui ningu?m usa sapato, todos andam descal?os.”

Vendedor novo = “Pessoal, corre pra c?, mas venham AGORA! Aqui ningu?m usa sapato,?todos andam descal?os.”

Perceberam?

? isso pessoal, e n?o ? de agora. Toda nova m?dia requer atualiza??es e ? por isso que a internet n?o mata, ela muda comportamento.

Vai ficar a? parado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.