O outro lado da moeda.

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O outro lado da moeda.

14/10/2013 No galho dos Z?stagi?rios 0

Como ? de conhecimento de todos uma hist?ria sempre tem uma vers?o ?cara? (que nesse caso seria a dos usu?rios que fazem tudo isso acontecer) e ?coroa? (empresas que movimentam o capital) e no Social Media n?o ? diferente.

As redes sociais ca?ram como uma #BananaDeOuro no colo dos usu?rios. Agora somos capazes de compartilhar, curtir, seguir, retuitar algo de um amigo l? de Parelhas ? Campina Grande, por exemplo. E o que isso pode trazer de ruim para mim? Hoje temos a oportunidade de conseguir emprego pelas redes sociais, isso n?o ? fant?stico? – o Linkedin n?o me deixa mentir. Por?m, acredite: em todos os lugares existem pessoas boas e ruins, por isso, temos que ter consci?ncia para o que divulgar em nossos perfis, ali?s, como todos sabem, estamos sendo vigiados (Um grande abra?o amigo, Obama).

 

moeda-monkeyJ? para o outro lado as coisas s?o mais familiares, se ? que voc? me entende. Em boa parte das vezes os ?coroas? preferem contratar o sobrinho (que DIZ saber tudo) para gerenciar sua marca nas redes sociais, mas aqui entre n?s, sabemos que a coisa n?o ? assim. E se voc? passar por uma crise? Seu “sobrinho” sabe fazer uma comunica??o estrat?gica digital para voc? n?o apenas sair da crise, mas tamb?m n?o perder o que j? foi constru?do? Cuidado, hoje voc? pode ser o queridinho e amanh? o patinho feio.

As empresas possuem muito medo de entrar no mundo do Social Media, pois ficam pensando o que usu?rios v?o falar sobre elas (que bobagem). Se o medo for mesmo esse, me desculpe em decepcionar voc?s, pois j? estamos falando. N?o vamos falar apenas de uma marca depois dela estar conectada, ou seja, acho melhor voc? estar presente pelo menos voc? ter? a oportunidade de interagir com seu consumidor.

Intera??o ? outro ponto muito importante. Quem nunca chutou o pau da barraca depois de esperar mais de dias por uma resposta do seu tweet? Hoje em dia ? super normal as pessoas pesquisarem na internet antes de concluir alguma compra e se sua marca n?o estiver por l? a concorr?ncia ir? adorar.

Quando voc? diz: Vamos investir em xoxo?! A resposta ? certa: J? invisto em outras m?dias. Agora eu fa?o a pergunta: Quem falou em deixar as m?dias convencionais de lado e focar 100% em Social Media? O ideal ? voc? ser forte no off e online, assim voc? vai aumentar seu campo de a??o e fortalecer sua marca.

Imagine na Copa do Mundo e nas Olimp?adas, quando o Brasil ser? sede dos eventos. Os olhos do mundo estar?o virados para o nosso pa?s tupiniquim e v?rias oportunidades ir?o surgir, mas para isso, voc? precisa de profissionais qualificados e n?o de sobrinhos dizendo que “sabem”.

Considerar que as redes sociais s? trazem o bem para todos seria hip?crita da minha parte, mas n?o concorda comigo que ambos os ?caras? e ?coroas? podem sim ganhar com essas ferramentas? Como e onde estar presente (ou n?o) ? algo discutido em qualquer evento de Social Media e at? mesmo aqui no nosso SocialMediaCast. Portanto, d? grande import?ncia para seus perfis ou p?ginas, eles representam voc? (ou sua empresa) para o resto do mundo.

Agradecimentos:
Marcia Ceschini, Coordenadora de Projetos Digitais na WSI Consultores, e?Matheus Biasiolo, Social Media da Rebeca Come Terra que contribu?ram diretamente na troca de ideias para a composi??o desse post.

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