Um olho no peixe e outro no gato

O seu podcast sobre Marketing Digital

Um olho no peixe e outro no gato

06/11/2013 Z?Ditorial 0

zeditorial_redes sociais de nicho

Antes da explos?o do Rei do Camarote, o assunto que bombava nos meus chats (pelo menos entre as solteiras) era o ??Adote um cara?. Na ess?ncia ? mais um site de relacionamentos. Mas, traz um diferencial: coloca os homens como objetos dispon?veis para compra no ~mercado da sedu??o~. Alguns dias depois, o Temo trouxe para a pauta do epis?dio 69, uma rede social para tenistas o que me puxou pela mem?ria a exist?ncia da iDent, a primeira rede social de nicho que eu ouvi falar, h? uns tr?s anos. Naquela ?poca esse mercado (o da social media) ainda estava engatinhando (porque eu sou otimista e considero que hoje ele j? est? aprendendo a andar de bicicleta, mas com rodinhas). Felizmente, hoje o mercado j? evoluiu (continuo otimista) e n?s, profissionais, j? temos que come?ar a tirar as rodinhas dessa bicicleta.

Eu costumo dizer o marketing de hoje ? exatamente igual ao de antes, s? que usa novos recursos e novas plataformas. E nesse caso, n?o ? diferente. Vamos usar as revistas como exemplo. Existe a Exame, a ?poca, a Veja, a Isto?, a Carta Capital e outras centenas de nomes. Ao elaborar o plano de m?dia, o anunciante vai considerar a verba dispon?vel e o p?blico de cada uma dessas revistas. Pois bem, se voc? quer quiser atingir um p?blico menor e/ou mais segmentado, poder? trabalhar com revistas especializadas (como a Isto? Dinheiro, a Voc? S/A, a ?poca Neg?cios, entre outras), dependendo do target que deseja alcan?ar.

A l?gica ? a mesma para redes sociais. ? claro que voc? pode (e deve!) investir no Facebook. Mas por que n?o focar tamb?m?em outras plataformas menores, com uma audi?ncia mais especializada ? As tais redes sociais de nicho, apesar de possu?rem uma base de usu?rios muito inferior a dos grandes sites, compensa com a oferta de usu?rios altamente engajados. ? aquela quest?o: para o seu neg?cio ? melhor ter sempre novos clientes ou ter clientes que compram sempre? ?Se voc? escolheu a ?segunda op??o, vale a pena destacar alguns minutos para mapear as oportunidades de a??es e atua??o em nichos poucos explorados. ? como diz o ditado: ?um olho no peixe e o outro no gato. 😉

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.