E o Podcasts o que é? É ladrão…não, pera.

Olá macacada! E volta o #MacacoCareca para pautar #NoGalhoDosZÉstagiários. Como todo mundo sabe, o Social Media Cast é o podcast das mídias sociais, onde você fica sabendo de tudo que rola nas mídias, na internet, tecnologia e tudo mais. Só que me deparei com um problema: ao tentar divulgar este lindo podcast pra alguns amigos (que estão presentes em varias mídias sociais) tive uma surpresa (som de revelação)! Várias pessoas não têm ideia do que significa “podcast” ou pra que serve. Como sou um macaco muito legal, compreensivo e amigo, vou explicar o que significa e como surgiu. Bora lá.

 

Bem, a palavra Podcasting é a junção de iPod ( aparelho da Apple)  de onde saíram os primeiros scripts de podcasting ou a sigla POD, que tem o significado de  Personal On Demand (Google Tradutor – algo pessoal e sob demanda #ManjoMuitodoInglês), e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). Os arquivos que são postados na internet são chamados de Podcast, e por sua vez quem faz o podcast é chamado de Podcaster (Alaina, Samuel e Temo).

O podcasting é uma forma de publicar arquivos na mídia digital com áudio, vídeo, foto, PPS, entre outros, pela Internet, através de um feed RSS (Real Simple Syndication), que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, podem-se acompanhar os downloads e a atualização automaticamente do conteúdo de um podcast.

O termo “podcast” foi citado pela primeira vez em um artigo do jornal britânico The Guardian no dia 12 de Fevereiro de 2004, só que não se referia ao formato de transmissão com utilização do RSS (que só aconteceu em Setembro do mesmo ano) quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.

Adam Curry o foi um ex-VJ da MTV e criou o primeiro agregador de podcasts usando Applescript (linguagem de computador do sistema operacional da Apple) e disponibilizou o código na internet (como ele é legal!) para que outros programadores pudessem programar também e ajudar. Dave Winer incluiu outro elemento, o enclosure, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado.

A grande diferença entre um podcasting e um vlogs, flogs é a utilização do feeds RSS que distribui o seu conteúdo.

Após tudo isso, foi lançado a versão 4.9 do iTunes da Apple, que ampliou o suporte para podcasts incluindo uma secção na sua loja de musica dedicada a este serviço e também uma atualização no iPod que adiciona  “Podcasts” ao menu “Music”.

Hoje, o Podcast é muito utilizado por diversas pessoas e empresas no mundo todo para divulgar diversos temas. Você encontra uma variedade enorme de temas, que vai desde culinária, até robôs gigantes, macacos que amam social media, aulas de inglês e tudo que imaginar.

O primeiro podcast criado no Brasil foi o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros (atualmente descontinuado), no dia 20 de Outubro de 2004. No dia 15 de Novembro do mesmo ano iniciava-se o podcast do Gui Leite, sendo este reconhecidamente o primeiro incentivador do podcast no Brasil.

Agora pra você que não conhece um podcast, tenho algumas dicas de temas diversos. Primeiramente o nosso querido Social Media Cast, o podcast das mídias sociais (modéstia a parte, o melhor). No tema Nerd/Geek, temos o Nerdcast (http://jovemnerd.ig.com.br/categoria/nerdcast/) e o 99 Vidas (http://99vidas.com.br/). Se você gosta de humor o Matando Robôs Gigantes (http://jovemnerd.ig.com.br/matando-robos-gigantes e o Radiofobia (http://radiofobia.com.br/) são os melhores. Agora se o negocio é musica, não deixe de ouvir o Mastro Billy (http://www.maestrobilly.com/podcast/category/podcast/) e o Perdidos no Ar (http://www.perdidosnoar.com.br/category/podcasts-perdidos/).

Espero ter tirado a duvida sobre o que é o podcast e como ele nasceu. Duvidas, sugestões, reclamação, doação de cabelo, é só falar.

Zé Macaco

Leave a Reply