Social Media/Game: A influência

Antes de ir para a banana de ouro (a matéria) uso o espaço para agradecer os Ze’s pelo espaço que concederam aos estagiários que se julgam os mais felizes do mundo (coisa rara, hein). Aqui vai a ajuda do mico leão dourado (entendeu a piada? Cor do cabelo…) para o #NoGalhoDosZÉstagiários.  #PartiuMatéria

Escolhi o tema “A influência”, pois acredito que muitas coisas influenciam as redes sociais como também as redes sociais influenciam algo, nesse caso os games. Porém, não tenho muita propriedade para falar sobre games a não ser Donkey Kong, lembra (Já era fissurado em macaco desde pequeno e não sabia, #ILoveZé)? Com isso, pulei alguns galhos para bater um papo com um gamer, amigo e japonês (grande detalhe), @japoruru.

 

Donkey Kong likes this.

Donkey Kong likes this.

Ele começou me explicando a influência do game no social media e me deu um exemplo muito interessante e famoso chamado Foursquare (Calma, sem polêmica. Eu vou explicar). Para ele, o Foursquare se baseia em completar tarefas ou missões para conseguir uma recompensa, no caso, os badges. Essa plataforma sofreu uma forte influência dos sistemas de Achievements, troféus e conquistas dos jogos, onde ao completar um determinado feito, missão, ou ações específicas o jogador pode exibir sua gratificação.

Já a maior interferência do social media nos games foi a interatividade. Antes da revolução das redes sociais não tínhamos essa interação de um gamer com seus amigos virtuais. Hoje, existe uma plataforma dedicada à interatividade no game, como a Wirefle, onde os jogadores podem deixar comentários dando dicas sobre algum obstáculo, bônus ou até mesmo um incentivo.

Ressaltou também que graças ao Google, hoje temos os “jogadores de youtube”. Esse termo denomina as pessoas que não jogam, mas procuram canais no YouTube para assistirem vídeos que mostram um stream do jogo. Quer um exemplo made im Brasil? O “Zangado”, que possui mais de 950 mil inscritos no canal.

No meio dessa gameficação toda surge uma empresa especializada em jogos para as redes sociais, a Zynga. Fundadora de jogos como FarmVille e Mafia Wars, que fizeram e fazem muito sucesso no Facebook (inclusive a concorrente Mentez, copiou a fórmula e fez o famoso Colheita Feliz para o Orkut). Nos dias de hoje a Zynga enfrenta dificuldades financeiras, dentre os motivos: a compra tardia dos direitos do app Draw Something, falta de estruturação e um investimento muito alto em um mercado ainda imaturo e consequentemente cheio de riscos, que é games em social media.

 

Quem não entrou no ~Face~ só pra jogar a fazendinha, que atire a primeira casca de banana...

Quem não entrou no ~Face~ só pra jogar a fazendinha, que atire a primeira casca de banana…

 

Já a “macaca velha” Sony fez diferente. O Play Station 4 virá com uma novidade, ou melhor, um botão chamado “Share”. Esse pequenino botão tem a finalidade de compartilhar nas redes sociais minutos anteriores da sua atuação em algum game dentro do seu próprio perfil. A PSN, que vai sofrer uma forte reestruturação para ficar com mais cara de social media no lançamento do console marcado para 15 de novembro deste ano nos Estados Unidos e dia 29 para o Brasil e Europa.

Por mais que não queira, uma plataforma sempre vai influenciar a outra e vice-versa. Social Media não só influencia a interatividade nos games como também games não só influenciam novas redes sociais.  Há um campo muito mais vasto por trás dessas grandes plataformas.

Creio comigo que isso é muito vantajoso para nós, usuários. Com todas essas influências, as empresas sempre vão procurar se adaptar ao público para darem o melhor divertimento possível. Cada dia que passa vamos estar conectado com tudo o que mais nos agrada. Bem-vindo ao mundo da interação (ou compartilhamento).

Zé Macaco

1 Comment

  1. Ale

    Gostaria muito de parabeniza-lo Luis Fernando pela matéria muito bem elaborada e educativa já fui uma louca pela fazendinha do ORKUT, logo depois já entrei na moda do FACEBOOK e lá estava a querida fazendinha onde podia compartilhar minhas recompensas. Mais o melhor foi o Super Nintendo com o jogo Super Mario Bros esse jogo foi lançado em 91 mais até meu 8 aos 10 anos jogava muito e me divertia mesmo não tento muita propriedade com o LUIS disse já fui um jogadora de games.

Leave a Reply