Porque voc? vale muito!
N?o. N?o ? o slogan clich? da tintura de cabelo que diz que voc? vale muito mas s? mostra modelos mag?rrimas e Photoshopadas (ali?s, isso render? um texto por aqui em breve). Quando falamos do setor de tecnologia e redes sociais, voc? REALMENTE vale muito. Mas, vamos come?ar do come?o.
No ?ltimo dia 11, comecei a ser bombardeada por alertas em todos os servi?os do Google que utilizo (e como uso tudo do Google, n?o foram poucos alertas) sobre a atualiza??o dos Termos de Privacidade da empresa [Quem a? marcou e apertou “accept” sem ler, bate aqui 0//].?Resolvi ler (o que eu deveria ter feito antes de aceitar o servi?o, mas…) e descobri uma altera??o interessante.
Se tiver uma Conta Google, poderemos apresentar o seu nome e a sua fotografia do Perfil, assim como as a??es realizadas na Google ou em aplica??es de terceiros associadas ? sua Conta Google (como marca??es com +1, cr?ticas escritas e coment?rios publicados) nos nossos Servi?os, incluindo a apresenta??o destas informa??es em an?ncios e outros contextos comerciais.
Traduzindo: Tudo que voc? comentou ou deu +1, por exemplo, poder? ser usado em e para publicidade. Calma, ainda n?o ? a hora de voltar para o tempo das cavernas. O Facebook j? faz isso h? tempos nas “Hist?rias Patrocinadas“.
No cast desta semana (#SMC66) comentamos como seu lixo pode dizer muito sobre voc?. Isto porque seus h?bitos de consumo indicam que produtos/servi?os podem te interessar. Agora transfira isso para o mundo digital. ?Se voc? usa o Google Buscador, ele conhece seu hist?rico de pesquisas de locais e termos, assim como os v?deos assistidos e canais assinados no YouTube. Se voc? for usu?rio do Android, consequentemente ? usu?rio da Google Play o que faz com que ele tamb?m tenha o seu hist?rico de pesquisas (e compra) de aplicativos, filmes e livros e sabe o n?mero do seu cart?o de cr?ditos. Se voc? usa o Chrome, ele sabe quais s?o as extens?es que voc? pesquisou e quais usa com mais frequ?ncia, sabe tamb?m quais s?o seus sites favoritos. Se voc? usa o Gmail, ele sabe com que frequ?ncia voc? acessa, quem s?o seus destinat?rios “importantes”, quais s?o apenas campanhas de e-mkt (promo??es), atualiza??es das suas contas sociais e quais s?o as assinaturas de servi?os frequentes (atualiza??es), como as vagas de emprego, feeds por e-mail e etc.
O fato ? que mesmo sendo ~uma terra de ningu?m~ o Google Plus sabe mais sobre voc? do que seus pais, namorado(a) e amigos. Como? O G+ ? o perfil unificado de todos os produtos Google. A facilidade de fazer login com um ?nico e-mail e assim utilizar qualquer servi?o faz com que voc? ofere?a, de bom grado, tudo que uma empresa gostaria de saber sobre voc?.?E voc? a?, pensando que o G+ era (s?) mais um lugar pra voc? publicar asa fotos do fim de semana e suas frases favoritas da Clarice Lispector, n??
[Pausa dram?tica para se sentir um macaco bobo]
Antes que voc? comece a achar que o Google ? um vampiro de bytes que ir? vender sua alma (e todos os seus dados) para publicidade e para o Obama (a menos que voc? tenha feito ou dito algo que possa deixar o Obama #chatiado) ? preciso considerar alguns pontos. N?o seria interessante para eles oferecerem seus dados, por um motivo simples: se a empresa tem todas as informa??es que precisa sobre os clientes que quer atingir ela deixa de usar os servi?os de publicidade do Google (e ? justamente por isso que as empresas precisam criar o pr?prio banco de dados de clientes/usu?rios, mas isso tamb?m render? outro texto aqui, em breve). ? a? que entra a grande sacada do Google: o cruzamento e uso inteligente desses dados (h? quem chame isso de?Web 3.0).??Para n?s, usu?rios, oferece servi?os gratuitos (ou por um valor acess?vel) de ?tima qualidade, enquanto coleta tudo que fazemos e centraliza no seu usu?rio do G+; e para as empresas oferece a possibilidade de acesso a usu?rios interessados no seu servi?o/produto.
Bom, como eu gosto de fazer voc?s pensarem, escrevi isso tudo para que reflitam sobre o seguinte: no meu ponto de vista essa altera??o nos Termos de Privacidade do Google representa um marco importante na hist?ria da publicidade na internet. ? o momento em que a publicidade feita a partir do que voc? (usu?rio) gosta e faz, suas rela??es virtuais com empresas, produtos e servi?os sai do “Oceano Vermelho*” da redes sociais e passa a ser unificada e ao mesmo tempo global de verdade. O mais incrivelmente bizarro ? que o Google Plus j? ? o protagonista deste ~upgrade~ publicit?rio de forma silenciosa e quase impercept?vel aos olhos da maioria.
Ent?o eu pergunto: existe publicidade mais eficiente do que aquela que n?o parece publicidade?
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*”A Estrat?gia do Oceano Azul” ? um livro publicado em 2005 por?W. Chan Kim e Ren?e Mauborgne. A alegoria fala sobre como as empresas em busca de crescimento e lucro entram numa batalha sangrenta para se diferenciar da concorr?ncia, criando um “Oceano Vermelho”. O livro mostra exemplos de empresas como a Starbucks e o Cirque du Solei que seguiram por outro caminho, o do Oceano Azul, ou seja, estrat?gias, modelos de neg?cios e mercados ainda inexplorados, onde a concorr?ncia n?o existe ou ? insignificante.
Alaina Paisan?? uma jornalista, hiperativa digital que atua com social media marketing e fala LOUCAMENTE. ? uma carioca que adora samba, mas tamb?m nutre uma paix?o por livros de papel(!), discos e caf?.
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Um comentário
Na boa, vamos come?ar:
“comentamos como seu lixo pode dizer muito sobre voc?. Isto porque seus h?bitos de consumo indicam que produtos/servi?os podem te interessar” Ou seja, voc? chama de lixo o dia a dia, gostos e cren?as de pessoas. O que elas “curtem”, ? lixo. Parab?ns, s? que volte pra universidade, se um dia voc? j? frequentou uma.
“essa altera??o nos Termos de Privacidade do Google representa um marco importante na hist?ria da publicidade na internet” De novo. Por favor, volte pra universidade, se voc? j? frequentou uma, e estude, primeiro, a hist?ria da comunica??o, segundo, a hist?ria da internet, terceiro, a evolu??o da publicidade na internet.
Abs