Teoria vs Pr?tica: O Social Media
E a? peoples, tudo bem? Me chamo C?ssia Gomes e representando a regi?o Nordeste, em minha primeira publica??o aqui #NoGalhoDosZ?stagi?rios, pretendo abordar duas tem?ticas, ambas do ponto de vista regional.? A primeira delas, ser? acerca de como os profissionais de comunica??o do Nordeste est?o se preparando atrav?s de cursos como os de p?s-gradua??o para os desafios das m?dias sociais.
No segundo momento, sem fugir do regionalismo quero mencionar um pouco sobre a pr?tica, como ? o dia a dia e os desafios do profissional de Social Media no mercado nordestino.
#Teoria: Os profissionais de comunica??o est?o buscando conhecer cada vez mais o universo das m?dias sociais e marketing digital e no Nordeste n?o ? diferente
Dois alunos da primeira turma de especializa??o em M?dias Digitais, Comunica??o e Mercado, de uma institui??o privada de Campina Grande/PB foram entrevistados. A cidade, de aproximadamente 390 mil habitantes ? considerada polo universit?rio (al?m claro, de ser a terra do Maior S?o Jo?o do Mundo), recebendo estudantes de diversos lugares do pa?s que procuram ingressar no ensino superior (atualmente Campina concentra duas universidades p?blicas e mais de dez institui??es de ensino superior particulares).
Os dois entrevistados s?o formados em Comunica??o Social, por?m, com habilita??es diferentes (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), e debateram o mesmo assunto, por?m, na perspectiva de cada profissional.
?talo Wallenberg, o jornalista da dupla, acredita as M?dias Digitais s?o fundamentais na produ??o de informa??es.??A velocidade e recursos que a internet oferece ajudam ao jornalista na apura??o e produ??o de mat?rias. Com a massifica??o das redes sociais, por exemplo, a not?cia deixou de ser produzida de ?um para todos?, ou seja, todos produzem conte?do.??Ele disse ainda, que as MD?s s?o ferramentas indispens?veis para a busca de pautas.??Twitter e Facebook viraram quase uma rotina na vida dos profissionais que trabalham nas reda??es?.
?Especializar-se na ?rea ? quase uma obriga??o para aqueles que desejam usar e aproveitar todas as portas que a internet abre?, destaca ?talo.
J? Noemi Guimar?es, que ? publicit?ria, diz que ao escolher especializar-se na ?rea de MD’s, encontrou caminho para o uso de recursos antes desconhecidos. ?A especializa??o come?ou em abril e a partir da? estou utilizando ferramentas que antes n?o utilizava, e o melhor, vendo que elas s?o eficazes para a publicidade. Inova??es em mensura??o de resultados, nomenclaturas novas e app?s diversos. E isso me permite ficar atualizada diante o mercado local, onde muitas pessoas n?o t?m essa forma??o?, disse Noemi.
?Por sua ess?ncia, o Publicit?rio ? inquieto? e as redes sociais s?o inquietas, sempre em busca de novidades para o consumidor e para empresa?, enfatiza a publicit?ria.
#Pr?tica: O trabalho de Social Media em Campina Grande
Para contar sobre o dia a dia deste profissional da ?nova era?, convidamos Lise Vasconcelos, executiva de contas da?Caf?Com Propaganda?(tamb?m de Campina Grande), para dar detalhes sobre sua rotina ? frente das M?dias Digitais.
Lise trabalha na ?rea desde fevereiro de 2012.??Entrei nesse setor devido a minha forma??o acad?mica (Jornalismo). Sempre fui online, sempre estive conectada, mas fui chamada pela ag?ncia para ser atendimento, contudo assim que eu fui contratada, abriu a vaga de Social Media. Como j? tinha habilidade de escrever e achava que era mais o meu perfil, acabei assumindo a vaga e estou ate hoje monitorando e criando conte?do?, conta Lise.
Dentro de sua rotina de Social Media, Lise destaca o trabalho de SAC (Servi?o de Atendimento ao Consumidor) como ?o grande vil?o dos SM?.??Existe muito debate sobre isso, principalmente nas ag?ncias de publicidade, mas ? imposs?vel ser SM e n?o fazer servi?o de SAC. Se sua empresa n?o recebe perguntas, h? problemas de intera??o e engajamento do p?blico?, garantiu a profissional.
Perguntada sobre qual a principal preocupa??o ou objetivo das empresas em inserir-se nas MD?s, Lise foi enf?tica.??A verdade ? que as empresas est?o mais interessadas em se vender na internet e atrair novos consumidores, mas a preocupa??o n?o deve ser exatamente essa, deve ser de se posicionar neste ambiente.?
Segundo a profissional, hoje ? imposs?vel n?o se fazer presente nas redes sociais.??Se voc? n?o est? oficialmente, no m?nimo est?o falando de voc?. Logo, voc? tem que saber o que se fala, como se posicionar sobre isso e assim criar sua identidade nas redes. Depois disso v?m as consequ?ncias: um bom posicionamento lhe dar retornos financeiros, um mau funcionamento lhe rende problemas,??afirma Lise, que atualmente administra 13 contas.
Na ag?ncia, Lise conta com o apoio de um diretor de arte e uma redatora, para a alimenta??o das redes.??O monitoramento ? quase todo meu, mas h? uma programa??o. Hoje n?o h? necessidade de ter muita frequ?ncia no conte?do, entre fazer 5 publica??es meia boca e uma que v? auxiliar o usu?rio e assim gerar engajamento, prefira fazer esta ultima?, esclarece.
Sobre o fato de todo mundo (digo marcas, empresas, etc) quererem criar perfis nas MD?s e gerir por contra pr?pria (ou contratar “o sobrinho” que ? o pior), Lise revelou seu descontentamento com a situa??o.??As pessoas acham que ser SM ? s? colocar um texto sobre qualquer coisa e uma foto bonita e pronto. As pessoas n?o sabem o trabalho que n?s temos em buscar conte?do relevante, adequar a linguagem, observar o p?blico, o envolvimento, analisar as est?ticas.?
Sobre o mercado local, a profissional destaca a expans?o da atividade.??Acredito que teremos grandes oportunidades de desenvolver um bom trabalho. Vejo alguns bons profissionais que usam bem a ferramenta, sabem utilizar de uma linguagem flex?vel como a rede necessita como tamb?m vejo as empresas buscando esse espa?o cada vez mais profissionalmente.?
Em contrapartida, Lise fala que ainda h? bastante amadorismo, o que pode causar danos ? imagem da empresa.??Vemos ainda muita gente buscando fazer tudo de qualquer jeito, contratando ?sobrinho?, misturando vida pessoal com perfil de empresa, vemos profissionais que n?o sabem adequar linguagem, usando as ferramentas de forma errada. Por ser um mercado muito novo ? normal ter alguns erros, mas tem pessoas que fazem de todo jeito achando que internet ? territ?rio sem lei, pode tudo!?, finalizou.
Uffa! Desculpem o tamanho do post, talvez uma pequena (grande) loucura de quem escreve t?o loucamente, quanto a Alaina fala. Espero que em meio a toda (e p?e toda) essa conversa, voc?s possam entender um pouco mais sobre o universo pr?tico do Social Media e ainda, opinar sobre a necessidade dos profissionais de comunica??o se especializar na ?rea de M?dias Digitais. Sauda??es monkeyanas dessa paraibana-nordestina B|
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