Voc? S.A. – A sua principal marca!
Uma conversa sobre C?bridismo e Marketing Pessoal.
Somos uma gera??o conectada e vivemos em um tempo onde n?o existe mais a divis?o entre os mundos online e offline. Hoje somos seres c?bridos, ou seja, nossos devices s?o extens?es do nosso corpo. Do instante que acordamos ao momento de dormir utilizamos ativamente a internet. Interagimos digitalmente a todo o momento com outras pessoas e marcas atrav?s das mais variadas redes sociais. A realidade do mundo que vivemos atualmente ? a concretiza??o de ideias que h? pouco poderiam ser descritas como fic??o ou utopia.?A revolu??o digital mudou completamente a forma que vivemos, estudamos, brincamos, trabalhamos, fazemos compras, interagimos com as outras pessoas e principalmente como n?s posicionamos frente aos demais.
Se anteriormente nos preocup?vamos apenas em como ser?amos vistos e percebidos em ambientes p?blicos como na faculdade, no trabalho e em eventos sociais, hoje devemos nos preocupar tamb?m em como somos vistos e percebidos nos ambientes digitais, principalmente nas redes sociais.
Constru?mos a todo instante a nossa marca pessoal! E tal como as empresas, ? imprescind?vel transmitir sua real identidade atrav?s do seu posicionamento perante a sociedade.
E voc?, j? parou para pensar se a imagem que est? transmitindo reflete a sua identidade pessoal?! Pois ?, muitas vezes vamos levando nossas vidas sem n?s preocupar com esses aspectos e acabamos n?o trabalhando nosso Marketing Pessoal, lembrando dele apenas nos momentos em que buscamos uma recoloca??o ou crescimento profissional.
Como nunca ? tarde para come?armos a por em pr?tica na nossa vida alguns dos conceitos t?o usados pelas empresas, humildemente listo abaixo alguns pontos que, acredito, podem te ajudar a trabalhar seu Marketing Pessoal com efici?ncia:
? Saiba quem voc? ?
Esse ? o momento da verdade, mergulhe fundo na sua ess?ncia e encontre a sua Identidade Pessoal! Descubra, saiba e assuma quem voc? ? e o que gosta, por isso n?o tenha vergonha das suas descobertas. Tenha orgulho da sua hist?ria, das suas lutas, das suas vit?rias e das suas derrotas.
? Defina sua imagem
Tendo conhecimento da sua real e verdadeira identidade, voc? deve transmiti-la a todo instante, por isso esse ? o momento mudan?a e da adequa??o.
Deixe tudo aquilo que ? ‘velho’ ir embora, para assim dar lugar ao ‘novo’. Mude e transforme tudo aquilo que n?o representa a sua ess?ncia.
Nesse momento vale mudar o corte de cabelo, adequar seu guarda roupa com sua fun??o profissional, polir se vocabul?rio deixando para tr?s palavras inadequadas, etc.
? Voc? S.A. oficial
Pode parecer estranho num primeiro momento, mas olhe para voc? como uma empresa.
Tenha uma ‘foto oficial’ (ela pode ser tirada no est?dio da faculdade, por um amigo fot?grafo ou pela sua irm?) em que seja poss?vel visualizar sua imagem lapidada.
Tamb?m tenha, com a mesma Identidade Visual, cart?es de visitas pessoais, um site e email com dom?nio personalizado na internet
Padronize sua foto de perfil e capa, descri??es e linha de portagens nas redes sociais que utilizar, assim como uma empresa voc? deve ter uma unidade nesses canais.
? N?o se enrosque nas redes
Fa?a uma an?lise do seu comportamento nas redes sociais e veja se ele ? adequado a sua identidade e imagem.
Por mais dif?cil e trabalhoso que possa parecer, fa?a uma varredura nas suas redes e delete tudo que v? contra aquilo que voc? realmente ?, como por exemplo um coment?rio acalorado sobre um jogo de futebol de 2 anos a atr?s.
Tamb?m defina quais redes voc? ir? usar e o que ir? falar em cada uma delas.
? Mostre-se
Como fiz o ditado “quem n?o ? visto, n?o ? lembrado”. ?Fa?a-se presente nos grupos de discuss?o do Facebook e do Linkedin, responda perguntas, debata e interaja.
Produza bons conte?dos e n?o apenas compartilhe textos de grandes portais.
Seja refer?ncia para outros profissionais.
? Deixe o #mimimi na creche
N?o fa?a como um adolescente e ~xingue muito no Twitter~ quando acontece algo desagrad?vel na sua vida pessoal ou profissional. Etiqueta, eleg?ncia e educa??o nunca s?o demais. Poupe seus seguidores do seu #mimimi e se por acaso tiver algum problema com algu?m procure resolv?-lo por mensagens privadas.
Por fim, o principal ponto de todos, destacado pela Tatti Maeda da?Mesh.Up:
? Seja humilde
Crescemos, nos desenvolvemos mas continuamos sendo um eterno aprendiz!
Um comentário
[…] – Texto postado originalmente em SocialMediaCast […]